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Exu na Jurema

Exu na Jurema

 

Guardiões não Exu

O Brasil supostamente foi descoberto em 1500 e as aldeias indígenas já faziam seções de Pajelança que e espíritas.

Invocavam os Espíritos Encantados das Florestas e da Natureza que passou a serem Lendas.

Esses Espíritos são Denominados como Família Curupira que uns dos Membros nobres dela e um índio que foi um Pajé em vida que manifestava nos Pajé que era vivo seu nome é Príncipe das Águas Claras Pajé Rio Verde.

No Período de 1532 a 1536 quando chegaram os primeiros colonizadores no Norte e Nordestes foram os Europeus e alguns Africanos em busca de sonhos do Novo Mundo, com a necessidade houve a fusão de cultura nascendo daí a Jurema Sagrada do Reino de Tupã, ou a Jurema de Caboclo.

Logo após no Período de 1750 a 1850 nasceu o Tambor de Mina, no Maranhão foi importante núcleo de atração de mão de Obra africana, sobre tudo o último tráfico de escravos para o Brasil.

Umbanda – Em 15 de novembro de 1908, Zélio de Moraes com o seu guia Caboclo da Sete Encruzilhada.

Kimbanda – 1908 no mesmo período, veio do povo de Malei sendo o seu o 3 Anjo Rei Astaroth ou Exu Rei das 7 Encruzilhadas Astaroth junto com ele veio 6 anjos ao total 7 anos banidos do Céu o principal anjo sendo Lúcifer, Algumas Mestras Esquerdeira Migrou se totalmente para a Quimbanda, tais como Maria Mulambo e Padilha e ser deu o Título como a Rainha da Quimbanda como a Mestra Maria Padilha que passou ser a Pombo Gira Rainha Maria Padilha, parente do Coronel Apolinário Padilha, teve seu Cabaré no Bairro Jaraguá em Maceió a Quimbanda nasceu na mesma época, da Umbanda nasceu.

A Jurema Sagrada segue o seu curso pelo Nordeste e Norte do Pais, sendo sofrendo perseguição políticas e pelos Jesuítas, tendo que sair da Natura como a Jurema de Caboclo assim o faz para proteger as suas vidas. Surgindo assim mais 11 Reinados.

Os Últimos Reinados de Jurema se fundiu com a Umbanda e Quimbanda que surgiu em 1908 e havia já a influência do Candomblé, Nagô, Xambá e Angola. Chamado assim Jurema traçada.

Assim dito afirmo que não Jurema Sagrada não existe exu que esse foi cultuado 1908 surgindo no Rio de Janeiro.

Na Jurema Sagrada existem vários Guardiões entre ele:

Reis Maluguinho, Reis Canindé, Arranca Toco, Vira Mundo, Ventania, Coquinho Vermelho etc.

O que vem a serem os Guardiões tem as funções parecidas com a função de exu, só que tem ciência e consciência entre o Bem e o Mal, sua principal função e guardar os portais de encantamento.

Como exemplos vamos falar do principal portal do mundo dos encantados, ninguém entra ou sai se não tiver a permissão do guardião do portal.

É por isso que o Padrinho Mestre de Jurema reza o terço apresado e apresenta a sua ancestralidade e encantados padrinho de sua rama. A fim de apresentar o novo discípulo ao mundo do encante.

O Caboclo, Caboco, e ou Mestre Guardiões não tem aparência e ou se veste de Exu, usa roupas de sua época e come o que era de costume.

Sendo a Jurema de Caboclo o primeiro reinado apos surgiu mais 11 reinados. Isso significa que quanto mais o homem se evolui a nescidade social e politicas mudamos nossos hábitos e costumes, dai os 11 reinados da Jurema se agrega valores..

Dito isso o carisma de Exu e Pomba Gira e ou Bombo Gira, são realizados cultos na Quimbanda que antecede todos os atos de Jurema. Isso não retira o brilho e a ciência da Jurema dos outros Reinados que realiza o culto junto, mais mesmo assim o faz totalmente separados.

O que não é admitido e a comparação de um Encantado Esquedeiro Guardião de portais a um espirito de homens e mulheres da rua que são chamados de Exu.

Quero ressaltar que todos nós amamos muito a Quimbanda por serem féis e vencedores de demanda entre tatos outros atributos de Exu. Mais não são Encantados, Como os Nossos Guardiões, que foi um Juremeiro em vida consagrado e ou no ato de sua morte o seu Protetor espiritual o encantou no reino animal e ou vegetal,  passando  a ser parte da natureza.

É por isso que a Jurema Sagrada Catimbo, cultua toda a natureza animal e ou vegetal, onde vamos buscar o encante.

SINCRETISMO DOS EXUS
(Não Tem Exu na Jurema isso e Kimbamda)

No decorrer da história o culto de kimbanda acabou recebendo influencias não das culturas indígenas dos locais aos quais passaram os negros bantus mais como também da magia medieval ou bruxaria sabática onde se sincretizou a força de cada mavambo com um demônio da cabala.

os sacerdotes africanos participantes das religiões de culto aos antepassados, das regiões de Angola e do Congo, chamados de Kimbanda e Nganga, respectivamente. O contato com os colonizadores europeus, que traziam no seu imaginário os conceitos de feitiçaria e práticas mágicas, acabou por ressignificar os seus costumes religiosos. De sacerdotes desses cultos, acabaram sendo vistos como feiticeiros e praticantes de magias negras. Ao lado desse rótulo externo, os cultos, dirigidos pelo Kimbanda e Nganga, foram se transformando, através de uma dinâmica cultural com as religiões e religiosidades européias e indígenas, gerando cultos como a cabula, o calundu e a macumba, que no século XX, formaram matrizes religiosas como a Umbanda.

Quimbanda é uma palavra da Língua Portuguesa originada do Quimbundo kimbanda, língua do tronco lingüístico Banto. Segundo Lopes (2003, p.187) significa “uma linha ritual da Umbanda” ou “sacerdote do culto de origem banta”.
O termo corresponde ao nganga, da língua Quicongo.
O dicionarista Aurélio (FERREIRA, 1985, p.1174) concorda, em parte, com essa definição. No entanto, para ele, o seu significado, além de indicar o sacerdote e o médico, indica também o feiticeiro.
Indo além, ele a identifica com o ritual de Macumba. Essa palavra, por sua vez, em seu dicionário, vem associada à idéia de bruxaria e magia negra (FERREIRA, 1985, p.863).
Para o autor do dicionário Banto o significado de feiticeiro, na língua Quimbundo, seria outro: mujoli e na Quicongo seria ndoki
O quimbanda seria apenas o sacerdote ou o médico ritual. Em Lopes, kimbanda não aparece associada ao léxico Macumba.
O autor chega a afirmar que “estranhamente, no Brasil, a quimbanda é tida como linha de prática maléfica” (LOPES, 2003, p.187). Procurando em um dicionário umbandista o significado se aproxima mais de Holanda que de Lopes. Segundo ele a quimbanda seria “a mesma coisa que magia negra” (PINTO, [1970], p.159).

Isso e Quimbanda e ou Kimbanda - Estuda em Malei e a Religião que nasceu a Kimbamda.